Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Hua Mulan

Ni hao, leitores! Hoje o cumprimento foi em chinês porque vou falar de um C-movie. A sinopse vai ser bem curtinha já que tenho quase certeza de que todo mundo já ouviu falar dessa história.


Sinopse: O filme é baseado na lenda de uma heroína chinesa chamada Hua Mulan. Ela é uma jovem que tem apenas o pai como familiar e ele acaba sendo convocado para a guerra. Sabendo que o pai está doente e temendo que ele não volte vivo, Mulan rouba as suas espada e armadura e alista-se no exército composto unicamente por homens.

Pela sinopse e pelo título do filme vocês já devem ter percebido que trata-se da mesma história daquele animação Disney, né? Não, Mulan não foi uma criação do Walt Disney, assim como muitas outras animações, foi baseada em uma história já existente, mais especificamente uma lenda chinesa. Partindo da ideia de que vocês já assistiram a versão animada da história, vou fazer paralelos entre o filme e a animação ao longo da resenha. 

A primeira coisa que, para mim, foi visivelmente diferente da animação foi o fato de Mulan já ter um 'quê' de guerreira. Mesmo criança ela já treinava artes marciais, batia nos garotos briguentos que incomodavam seu amigo. Quando jovem, usava táticas de batalha com o pai, para enganá-lo e fazê-lo tomar seus remédios. Outra diferença entre as duas versões foi a família da Mulan que é reduzida, apenas ela e o pai, diferentemente da versão Disney, na qual ela também tem avó e mãe. Como o pai é o único homem da família nas duas versões não há uma alteração considerável no rumo da história. 

Guerreira desde pequena...

Enquanto assistia o filme aquilo de que mais sentia falta era um certo dragãozinho muito querido pelos espectadores de Mulan. E vamos dar créditos ao Walt Disney porque, além de ser um personagem muito carismático, Mushu era um ótimo alívio cômico do qual senti muitíssima falta em Hua Mulan.

O indestrutível Mushu!

Lembram-se do amigo que a Mulan defendia na infância? Esse era o XiaoHu, que parece ter a função de ajudar Mulan no exército, no lugar do Mushu.


XiaoHu dando dicas à Mulan sobre como agir rsrs

E se o XiaoHu é o Mushu dessa versão Wentai é o novo Lee Shang. Eu particularmente gostei de mais do Wentai. Ele foi bem mais participativo na história, talvez porque tenha descoberto logo no início do filme que Mulan era uma mulher. Além disso, ele sempre estava tentando "guiar" a Mulan na guerra e a todo momento era responsável por uma reviravolta na história, se não fosse por ele acho que o filme seria bem chato. O romance entre Mulan e Wentai foi bem trabalhado, mesmo não sendo o foco do filme. Ah, óbvio shipei os dois rsrs.


Uma coisa que não posso deixar de comentar é que, obviamente, a versão chinesa é bem mais fiel a lenda que originou o filme. Ao contrário do desenho em que tudo acontece extremamente rápido, a saga de Hua Mulan dura doze anos, é isso aí eu disse DOZE. Além disso, Mulan na versão chinesa participa ativamente na guerra e sobe de patente, tornando-se até mesmo general. Outra coisa que gostei muito foi como o foco não ficou no fato da Mulan ser mulher e participar da guerra. O foco mesmo era a guerra em si, como não há vencedor, os dois lados perdem e tudo o mais. Os sentimento dos soldados e como seu dever estava acima de seus sentimentos realmente foi tudo muito bem trabalhado.

Wentai ensinando Mulan a superar seus medos, cena linda de mais

Comentários finais: Hua Mulan é um filme recomendado para qualquer um que assistiu Mulan na sua infância e quer ter uma nova perspectiva dessa linda história. Não vou dizer que é melhor nem pior que a animação Disney, já que tratam-se de formatos completamente diferentes: um é uma animação que tem público alvo infantil, o outro, um live-action de guerra, com público mais maduro. Ainda assim, Hua Mulan é imperdível tanto para os fãns do mundo asiático quanto para os leigos no assunto.

Se você ficou curioso para assistir tem o filme legendado lá no youtube. Infelizmente o que eu vi era dividido em partes. Primeira parte aqui.

É isso aí, queridos leitores, espero que tenham gostado do post. Sayonara e até a próxima!

Um comentário:

  1. Já ouvi falar muito bem desse live, mas por medo de ser uma história muito triste eu sempre fui deixando de lado para quando estivesse preparada para ver uma história real da minha princesa favorita.
    Amei o post, me deixou ainda mais curiosa ^^

    http://annyeongdramas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Annyeong, querido leitor! Espero que deixe aqui sua opinião sobre o post lido!